10 December 2006

fim de semana sonoro - mais uma vez

eu tinha quase certeza que tinha sido isto mesmo: ano passado, também em dezembro, um fim de semana ficou marcado de tão especial que foi. começou na quinta feira e durou até o domingo, numa maratona facinha de vários bons shows, bons momentos, boas companhias.

(eu já não vou nem falar de sexta feira, que teve o churrasco da abril e eu já disse tudo o que tinha - e queria, e etc :D - de dizer + fotos.)

ontem eu trabalhei o dia todo e mais à noitinha fui com os mesquita no auditório da tim ver konono nº 1, uma banda de percussão do congo, trazida pela bienal. no começo de 2002 (ou 2003) eu tinha uns amigos em vinhedo com quem eu ia sempre pra beira da represa acompanhá-los nos ensaios de percussão - africana. tá bom, eu não estava esperando exatamente a mesma coisa - um que eu não sabia se era mesmo percussão africana, afinal de contas, que parâmetro eu tinha? e dois, o pessoal de vinhedo tocava bem, mas eu sabia que grande parte da melodia naquele caso era proporcionada pelo pôr-do-sol caindo na represa à medida que ia acabando a tarde. é, pessoal, uma bela paisagem ajuda qualquer música - palavra de quem viu o pico do everest ouvindo BON JOVI.

mas sem desviar: konono nº1. o grupo é formado por 6 pessoas, tem como base três kalimbas (ou likembés, "instrumento tradicional, feito de barras de metal presas a um ressoador"), três cantores, um bateirista e um "presidente". tá. descrições à parte. logo na primeira música algumas pessoas já se levantaram e começaram a dançar. o resto do pessoal foi perdendo a vergonha e o grupinho na frente do palco foi ficando cada vez maior. eu, sentada ali na frente, fui sentindo cada vez mais que seria impossível: o ritmo era forte, te pegava de jeito, dava alguma coisa e, quando vi, já estava lá. dancei até o final - uma pausa pra água, porque eu também não tinha dormido direito na sexta feira - e saí do ibirapuera meio alta, alta de som, sabe, aquele nozinho gostoso no pescoço? quando finalmente cheguei em casa - 11 da noite - dei um capoft lindo na minha cama e dormi hoje até tarde.

até porque hoje tem de la soul no sesc santo andré. e é aí que eu queria chegar. ano passado, foi no mesmo fim de semana que teve o projeto de hip hop no sesc santo andré. foi o mesmo em que eu fiz a mesma maratona (ha, como se fosse uma maratona), em que eu dancei pra caramba, em que eu saí alta de música, de energia, em pedaços grandes.

e agora eu preciso trabalhar, porque muita coisa aconteceu desde o ano passado e eu tenho bons projetos e boas perspectivas e porque o meu domingo está só começando. e hoje à noite vai ser tão bom quanto foi em 2005, e em 2006.

a kalimba

konono no 1 (peguei estas fotos do creative commons, não são do show de ontem, infelizmente)
sr. presidente

mais konono

No comments: