18 April 2007

"Lance-se ao crédito da espécia humana o fato de que, exceto quando o seu egoísmo está em jogo, ela ama com mais facilidade do que odeia. O ódio, por um processo gradual e sereno, será sempre transformado em estima, a menos que a mudança seja impedida por uma irritação sempre renovada do primeiro sentimento de hostilidade."

"Naquele tempo, nada mais comum do que interpretar como advertências de origem sobrenatural as ocorrências de meteoros ou de outros fenômenos naturais menos regulares do que o nascer do sol e da lua. [...] Não raro, era visto por multidões. Mais freqüentemente, porém, a sua credibilidade reposava na fé de alguma testemunha isolada, que o assistira mediante o instrumento colorido, ampliador e deformador da própria imaginação. Era realmente grandiosa, a idéia de que os destinos das nações fossem anunciados por estes terríveis hieroglifos na abóbada do céu. Um papel tão vasto não parecia excessivamente vasto para que a Providência escrevesse nele o destino do povo. [...] Mas que devemos concluir quando um indivíduo considera endereçada exclusivamente a si uma revelação escrita em tão amplo pergaminho? Nesse caso só pode se tratar de um sintoma de grave distúrbio mental de alguém que, morbidamente introvertido por um sofrimento longo, intenso e secreto, terminou por estender o seu egoísmo por sobre toda a vastidão da natureza, de tal forma que o próprio firmamento não lhe parece mais do que uma página adequada para a história da sua alma e do seu destino!"

"Todavia, é singular como às vezes as palavras custam a exprimir os fatos, e com que segurança duas pessoas que se decidem a evitar um determinado assunto podem se aproximar dos seus limites e recuar sem perturbação."


a letra escarlate - nathaniel hawthorne

No comments: