25 December 2005

family

é manhã de natal. a meri e o rodrigo estão dormindo. meus pais foram à missa. laura dormiu na casa da isa pois foi numa festa pós-natal. estou (deveria estar) cuidando da maria clara mas ela está no chiqueirinho e eu ouço ela dando gargalhadas daqui, então estou tranquila. tem horas que ela se diverte mais sozinha do que com a gente em cima.

ontem teve ceia na casa do tio zé. tiveram fogos de artifício em santa rita à meia noite e eu tentei ligar prá todo mundo, mas muitas linhas estavam congestionadas. peguei a giu já na sobremesa, a camis no final da ceia, o marlos já em casa, o vini no meio do "feliz natal". com a nana não consegui falar. nem com mais um monte de gente. mas consegui falar com minha prima natália que está morando no texas, trabalhando de au-pair. dá saudade passar o natal longe, então a gente liga prá dar uma força. falei também com a vovó lena e a tia zunca. dá muita saudade deles lá e dos natais em vinhedo.

mas a grande festa de natal daqui é sempre no domingo. todos os familiares da parte da família da minha mãe se reunem. todo ano a gente faz bolão prá ver que horas a família do tio túlio vai chegar. explico: eles passam a noite de natal em volta redonda, com a família da tia lu, e vêm pro almoço em santa rita, sempre chegando tarde e deixando meu avô (que normalmente almoça às 11.30) desesperado de fome. tem amigo secreto. almoção. tio bêbado. primo contando o que fez na noite de natal (nunca é coisa boa, ano passado a isa e o thiago tinham detonado seus respectivos carros na mesma noite). enfim, tem tudo o que um natal tradicional, da tradicional família mineira tradicional deveria ter.

a gente sempre faz dois amigos secretos: um sério, com presentes até um valor x e outro de sacanagem, com presentes da loja de 1,99. é sempre muito engraçado porque, dentro de uma regra tal, a pessoa que demorar mais para adivinhar quem a tirou tem que pagar uma "prenda". normalmente os mais lerdinhos são ou o meu avô - que já dançou na boquinha da garrafa prá família toda - ou meu primo zeca, mas ano passado foi minha mãe, que protagonizou uma cena ridícula ao (tentar) dançar a dança do ventre com uma toalha enrolada na cabeça.

este ano vem com três novidades, ou melhor, três "aquisições": a maria clara, que ano passado era apenas umas celulazinhas na barriga da meri, o rodrigo - que, com esta participação entra de vez prá família - e a natália, namarida do joão. meu avô e o zeca têm esperanças que para eles seja um pouco mais difícil descobrir quem os tirou (a maria clara é café-com-leite).

ainda são oito e meia, então eu ainda não sei como vai ser. sei que este ano é na casa da tia áurea (cada ano é em um tio diferente), que eu tirei a tia áurea no amigo secreto e que, como sempre, eu saio mais cedo prá ir prá são paulo. reveillon vai ser com a segunda família.

rô e laura abrindo os presentes
a maria clara ganhou um cavalinho moderno. e eu um tapeeete!!
maria clara assustada com o tio zeca, na casa do tio zé.
mamãe e laura, aqui em casa.
eu, zeca e laura

família feliz! (esta foto dá prá ampliar)
olha que bonitinhos estes dois...
isa e maria clara (reparem na meia calça da minha sobrinha, que LUXO)
isa e zeca. e, na janela, fogos de artifício na copacabana de santa rita.
todas as espécies (da esq. para direita): meio-primo, primo dos primos, namorado da prima e primo.

No comments: